Imagem de santa é retirada de hospital e gera polêmica em Guaraí


Com informações do Portal Marcelo Gris

Uma imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, é o centro de uma discussão que envolve religiosidade, fé e respeito à diversidade de culto religioso.

Fieis da Igreja Católica do munícipio de Guaraí reclamam que a imagem, que durante muitos anos ocupou um pequeno espaço entre um dos corredores do Hospital Regional Público da cidade, foi retirada pela direção da unidade depois do entendimento de que a mesma estaria causando constrangimento para alguns fieis de outras denominações.

A direção do hospital alega que a imagem estaria causando o desconforto por parte de alguns usuários do recinto que se sentiam constrangidos ao frequentar a capelinha, principalmente por não estarem de acordo com a presença da mesma.

O administrador do hospital, Claudio Reis de Oliveira, que na oportunidade representou as justificativas da direção da instituição, afirmou que o hospital é um lugar neutro e deve por este modo respeitar a diversidade religiosa. “por este motivo a imagem foi removida, para garantir que independentemente da fé as pessoas possam frequentar o espaço”, justificou.

Ainda segundo as informações prestadas por Claudio, a imagem foi retirada e entregue a uma enfermeira do hospital que resolveu deixá-la em um órgão público da cidade, aos cuidados de uma servidora que guarda a imagem até que seja dado um destino final a mesma.

O pároco local da Igreja Católica, Padre João Barbosa, informou que a igreja já solicitou uma audiência com a direção do hospital com o objetivo de intermediar, de forma pacífica, uma solução, sem a necessidade de um desgaste maior.
A Constituição Federal de 1988 consagra como direito fundamental a liberdade de religião, prescrevendo que o Brasil é um país laico, ou seja, nosso Estado não pode adotar incentivar ou promover qualquer Deus ou religião, embora propicie a seus cidadãos uma perfeita compreensão religiosa, tanto para quem acredita em Deus(es) como para quem não acredita neles, proscrevendo a intolerância e o fanatismo. Assim, o Estado presta proteção e garantia ao livre exercício religioso.

Breve histórico da imagem
Segundo apurado, a imagem de Nossa Senhora Aparecida que ficava no Hospital Regional Público de Guaraí foi doada há vários anos por uma paciente, que ao alcançar uma graça, provavelmente a recuperação de um ente familiar, resolveu, como forma de agradecimento, doar a imagem para que ela pudesse ser utilizada por outras pessoas que buscassem intersecção de suas orações.

Desde então, a imagem estaria acondicionada em uma mesa, em um pequeno espaço ecumênico onde os usuários poderiam exercer sua fé.

Nesta pequena capelinha existiam ainda duas bíblias (uma cristã-católica e outra cristã-evangélica), uma cruz, alguns livros de estudos bíblicos e outros materiais característicos de religiões diversas.

FONTE:  Jornal Centro-Norte Notícias em 04/10/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.