Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa leva 210 mil a Copacabana


Cerca de 210 mil pessoas, segundo os organizadores, participaram da Quinta Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, no fim da manhã deste domingo (16). O evento, promovido pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) teve apresentação da cantora Margareth Menezes na Praça do Lido, a partir de 15h.
O grupo pediu aos candidatos a prefeito para que assinassem uma carta-compromisso com propostas pela liberdade religiosa.
A Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) esteve presente na caminhada com a ala Elos da Diversidade, do programa Ambiente em Ação. Realizado em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e com lideranças religiosas, o programa defende a criação de espaços sagrados em áreas protegidas, para preservar tanto os recursos naturais quanto as práticas culturais a eles associados.
A CCIR foi criada em 2008, quando religiosos de matrizes africanas foram expulsos de uma comunidade na Ilha do Governador por traficantes convertidos a segmentos neopentecostais dentro de presídios, explicaram representantes da comissão. Um protesto nas escadarias do prédio da Assembleia Legislativa deu origem às caminhadas anuais que visam a chamar a atenção da sociedade para o risco de se querer impor a soberania de uma crença sobre as outras. Foram 20 mil pessoas na primeira caminhada; 80 mil no ano seguinte; 120 mil na terceira marcha; e 180 mil, em 2011.

FONTE: Portal G1 em 16/09/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.