Aumenta número de países que restringem liberdade religiosa, diz estudo


Um novo estudo publicado nesta quinta-feira (20) pelo instituto de pesquisa americano Pew Research Center mostra que aumentou, nos últimos anos, a quantidade de países que restringem atividades religiosas. Segundo o estudo, pelo menos três quartos dos 7 bilhões de habitantes do planeta vivem em países onde existe hostilidade envolvendo algum grupo religioso.

O estudo avalia se a legislação dos países contempla o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos – que diz que todos têm direito a liderdade de pensamento e religião. Além disso, avalia restrições legais como proibir a construção de templos religiosos, limitar símbolos de fé ou favorecer uma religião em detrimento de outras.

De acordo com o estudo, 37% dos 197 países pesquisados mostraram níveis altos de restrição a alguma religião, um aumento de seis pontos percentuais em relação ao estudo anteiror, de 2009.

A restrição a práticas religiosas cresceu em todos os continentes – incluindo América e África subsaariana, duas regiões do mundo onde as restrições estava diminuindo nos últimos anos. A intolerância religiosa cresceu não apenas em países onde o nível de hostilidade já é alto, como na Indonésia e Nigéria, mas também em países de baixas restrições, como Suíça e Estados Unidos.
O estudo classificou dezoito países no grupo dos que mais restringem religião: Egito, Indonésia, Maldivas, Arábia Saudita, Afeganistão, Irã, Uzbequistão, Tunísia, Eritreia, China, Síria, Mianmar, Rússia, Vietnã, Iêmen, Azerbaijão, Argélia e Belarus. O Brasil aparece na lista dos 93 países com pouca ou nenhuma restrição a atividade religiosa. Países europeus, especialmente os que debateram ou aprovaram recentemente leis restringindo o uso da burca, como França e Alemanha, aparecem no grupo de restrições moderadas.

Confira o estudo na íntegra, em inglês. Rising Tide of Restrictions on Religion

FONTE: Época em 20/09/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.