Livro sobre a diversidade religiosa no Brasil é lançado no MA


As religiões no Brasil ocupam territórios que ultrapassam as fronteiras do próprio limite do que seja o religioso, invadindo o político e o cultural, permeando as relações sociais e definindo atitudes e visões de mundo". Dessa forma, o doutor em História e professor da Universidade Federal do Maranhão, Lyndon de Araújo Santos, apresenta o livro Missa, Culto e Tambor - Os espaços das religiões no Brasil (EDUFMA), que será lançado dia 20, às 18h, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira, filho, durante a abertura da Semana da Cultura Popular, promovida pela Secretaria do Estado da Cultura.

O assunto é vasto, complexo e inesgotável. A religião no Brasil, a religiosidade, seus desdobramentos, o comportamento da sociedade foram discutidos no II Seminário de Pesquisa Religiões e Religiosidades que ocorreu em 2011 e desse Seminário, após uma seleção criteriosa dos inúmeros trabalhos produzidos no evento, veio a publicação do livro, que reúne 17 artigos de pesquisadores e estudiosos de todo o Brasil, e como sugere o título, aborda o catolicismo (em sete artigos), o protestantismo (em quatro artigos) e as religiões afro-brasileiras (em seis trabalhos) que são as maiores manifestações religiosas da sociedade brasileira na atualidade.

Organizado pelos professores pesquisadores Sergio Ferretti, Gamaliel Carreiro e Lyndon de Araújo Santos, a obra realiza prospecções descritivas e analíticas, com diferenciadas abordagens e níveis de profundidade, sob diferentes olhares. Há trabalhos de doutores, mestrandos, graduados. Porém, conforme o livro sugere, não se trata de uma obra inter-religiosa, mas antes uma proposta plural na abordagem das religiões e dos espaços que ocupam no social.

"A religiosidade é um tema que é muito comentado em todo o Brasil. Aqui em São Luís não é diferente, temos feito muitos estudos, temos o grupo de pesquisa e realizamos o Seminário sempre com convidados de outras universidades para ampliarmos e enriquecermos o debate. O ramo da pesquisa aqui é muito forte", assegura o professor doutor Sérgio Ferretti, que coordena o grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular.
A obra possui 408 páginas e aborda assuntos relacionados à história, práticas, ritos e rituais evidenciados por meio de artigos divididos na área do catolicismo, como: Aspectos Gerais da Elite Eclesiástica Brasileira no Alvorecer do Império, por Joelma Santos da Silva; do Protestantismo, Práticas Culturais Tradicionais e Conversão Religiosa entre Assembleianos em Goiânia, por Sariza Oliveira Caetano Venâncio; e das Religiões Afro-Brasileiras, O 'Pai de Santo dos Políticos': Bita do Barão, na Cidade de Codó, Capital Mundial da Feitiçaria!?, por Gerson Carlos P. Lindoso.

Para os pesquisadores esse lançamento acontece em data propícia, próximo à realização do XIII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões em São Luís, da comemoração dos 400 anos da cidade, dos 50 anos do Concílio Vaticano II, dos 50 anos da realização da Conferência do Nordeste por parte dos protestantes e dos 100 anos da obra clássica de Emile Durkheim As Formas Elementares da Vida Religiosa.

Um novo olhar sobre os cultos sincréticos
A professora doutora Mundicarmo Ferretti após dez anos de pesquisas e estudos em várias localidades do Estado e na capital sobre as religiões afro-brasileira escreveu o trabalho, Religiões Afro-Brasileiras: Terecô, Tambor da Mata e Encantaria de Barba Soeira, em que mostra essa denominação que é observada em Codó e na Região do Mearim. As viagens não eram um estudo sistemático sobre o assunto, mas ela sentiu a necessidade de lançar um novo olhar sobre os cultos sincréticos e de pesquisar a religião afro-brasileira tradicional de outras cidades maranhenses. No seu artigo Mundicarmo assegura o Terecô como uma das formas mais sincréticas da religião afro-brasileira.

"O Terecô é uma religião semelhante ao tambor de mina, candomblé e umbanda, em que são realizados cultos a entidades e elas são recebidas em transe. É uma religião tradicional de Codó, oriunda das práticas religiosas de escravos. Então eu falo dos vários elementos da cultura afro que são conservados como a língua, os cânticos, o vocabulário religioso, as danças os instrumentos, a culinária. Muitos artistas ao abordarem esses assuntos em suas composições vão buscar essa história na origem, nos cultos afros, para desenvolverem sua criação estética", afirma a pesquisadora.

Para a pesquisadora a religiosidade ganha cada vez mais destaque a nível mundial, indo contra a perspectiva racionalista de que as religiões seriam superadas com o passar do tempo. "Cada vez mais ela está crescendo, se proliferando, se subdividindo. As pessoas estão sempre em busca do sagrado, dessa relação com o sagrado, então desse ponto de vista é importante que tenhamos essas análises mais complexas sobre a configuração religiosa brasileira e mostrar isso para a sociedade", afirma a professora doutora.

SERVIÇO
O quê? Lançamento do livro Missa, Culto e Tambor - Os espaços das religiões no Brasil
Quando? 20, às 18h
Onde? Centro de Cultura Popular Domingos Vieira, filho
Quanto? Aberto ao público

FONTE: O Imparcial em 20/08/2012

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.