Koinonia mantém Mapa da Intolerância Religiosa no Brasil na internet


Por Tania Pacheco


A KOINONIA  criou e está mantendo, no seu blog Dossiê Intolerância Religiosa, um Mapa da Intolerância Religiosa no Brasil, montado sobre uma Plataforma Google. Os casos  cadastrados no mapa e no dossiê foram divulgados pela grande imprensa.


Clicando em cada ícone, a pessoa é levada diretamente para a respectiva notícia no Dossiê, no qual é também possível fazer pesquisas por assunto, quer envolvendo as religiões, a ação dos diferentes organismos públicos (inclusive sentenças judiciais), grupos discriminados etc. A cada escolha, todas as notícias sobre o tema são apresentadas. Há também um “Fale Conosco”, para contatos e, possivelmente, denúncias.


Inquestionavelmente, uma ótima iniciativa.


Por outro lado, um outro Mapa da Intolerância Religiosa, não digital, foi lançado em meados do ano passado na Bahia, envolvendo casos ocorridos nos últimos dez anos, pesquisados por Márcio Alexandre M. Gualberto, com o apoio da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviços).


Nessa iniciativa foram sistematizados “casos de desrespeito à liberdade de culto contra religiosos de matriz africana, muçulmanos, judeus, católicos, entre outros grupos religiosos”. Informações a respeito podem ser lidas, entre outras, em BA – Conselheiro do CNPIR lança Mapa da Intolerância Religiosa – Violação ao Direito de Culto no Brasil e Pesquisa mapeia casos de intolerância religiosa ocorridos no Brasil, aqui mesmo neste Blog.


Entretanto, como consta de uma das matérias, Márcio Alexandre não conseguiu apoio para ir além da pesquisa em si e disponibilizá-la online.  Não sei quem teve a ideia primeiro, mas não teria sentido juntar esforços num único mapa, uma vez que o objetivo das duas iniciativas é exatamente o mesmo?


Fonte: racismoambiental – http://racismoambiental.net.br/2012/07/koinonia-mantem-mapa-da-intolerancia-religiosa-no-brasil-na-internet/


FONTE: Blog Africas.com, Blog Religiões Afro entrevistas e Blog Racismo Ambiental em 17/07/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.