Evangélicos praticam intolerância religiosa contra terreiros em Pernambuco


O Jornal do Commercio divulgou em seu site uma matéria que fala sobre as acusações de intolerância religiosa ocorrida em Olinda. O babalorixá Érico Lustosa filmou um grupo de evangélicos passando por sua rua onde funciona um terreiro de matriz africana e afro-brasileira e publicou na internet dizendo que esses cristãos tentaram invadir o terreiro.


O vídeo filmado no último domingo (15) mostra uma passeata onde muitas pessoas estendiam faixas e cantavam hinos enquanto caminhavam. Lustosa afirma que alguns dos manifestantes gritavam palavras de intolerância. “Eles gritavam ‘Sai daí, satanás’ e forçaram o portão. Foi aí que me coloquei em frente ao portão e meu filho começou a gravar. Um deles gritou para a gente tomar cuidado, que ele era evangélico, mas era também um ex-matador”, afirma.


Nas últimas semanas o agreste pernambucano e também a Região Metropolitana de Recife tem registrado a invasão e destruição de terreiros depois que foi divulgado o assassinato de uma criança, que segundo a polícia, aconteceu a mando de um pai de santo.


Flânio da Silva Macedo, de 9 anos, foi assassinado durante um ritual de magia negra no município de Brejo da Madre de Deus, o caso gerou revoltas, mas alguns pesquisadores afirmam que essas religiões – candomblé, umbanda e outras – não utilizam o sacrifício humano em seus rituais.


O jornal Diário de Pernambuco noticiou que 20 representantes de diversos terreiros se reuniram na terça-feira (17) no Palácio de Iemanja, em Olinda, para ajustar um pedido de apoio ao Estado para poder enfrentar a intolerância religiosa.


A polícia trabalha com a hipótese de que evangélicos estariam incitando a violência contra os representantes das religiões afro-brasileiras para tentar vingar a morte da criança, mas até o momento o delegado responsável pelo caso de Brejo da Madre de Deus não encontrou os culpados.


FONTE: Gospel Prime em 18/07/2012

2 comentários:

  1. Se não é o candomblé, a umbanda e outras religiões q praticam o sacrificio humano, então eu pergunto as "pesquisadores" quais são as q praticam? vcs não são pesquisadores?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Valmir,

    Saudação fraternas

    Para o seu conhecimento envio o link do site de KOINONIA: WWW.koinonia.org.br

    Também posso enviar um exemplar do livro Candomblé: diálogos fraternos para superar a intolerância religiosa, que tem um capítulo intitulado de sacrifício ou Sacrifício. Acredito que o livro ajudará bastante na sua dúvida.

    Caso deseja receber um exemplar do livro, por favor, envie o endereço para: biblioteca@koinonia.org.br

    Qualquer dúvida entre em contato.

    KOINONIA

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.