EBC terá faixa exclusiva para a diversidade religiosa


A Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) terá, na programação de seus veículos (TV e Rádios), uma faixa voltada para a diversidade religiosa. A decisão foi tomada na última reunião do Conselho Curador da EBC, realizada no dia 27 de junho. Trata-se de uma resolução que representa o desfecho dos debates realizados ao longo dos últimos anos pelo Conselho Curador a respeito do tema, e que revoga eventuais disposições em contrário presentes em outras decisões do Conselho.


O Colegiado realizou em março uma audiência pública sobre a questão e, em seguida, instalou um Grupo Consultivo, formado por representantes de diversos grupos religiosos e de órgãos governamentais, dentre os quais o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. O grupo teve como objetivo estudar e elaborar uma nova proposta para a faixa.


A resolução traz uma série de novas propostas para a programação, que passará a contar com um programa de uma hora, de cunho jornalístico e de reflexão sobre todas as crenças, além de um programa de meia hora mais voltado a mensagens dos diferentes grupos religiosos. Os dois programas serão produzidos pela EBC, em parceria com produtoras escolhidas a partir de um edital público.


A resolução da EBC também institui a criação do Conselho Editorial da Faixa da Diversidade Religiosa. Entre outras atribuições, caberá a esse Conselho Editorial analisar e aprovar as propostas de novos programas que deverão harmonizar-se com a Faixa da Diversidade Religiosa.


A presidente do Conselho Curador da EBC, Ana Luiza Fleck Saibro, saudou a criação da nova faixa de programação, lembrando que esse avanço representa um acordo entre os vários interesses suscitados pela questão.


A Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, lembrou que com essa programação da EBC, “a sociedade brasileira está ganhando um importante espaço onde conhecer melhor um elemento essencial da diversidade cultural de nosso país, que é sua diversidade religiosa”. “E isso irá contribuir também para ampliar o respeito pela diferença religiosa e por outras diferenças culturais”, acrescentou.


FONTE: Cultura Viva em 17/07/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.