Comissão de Intolerância critica Rosane Collor por declarações sobre magia negra


O interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) , babalaô Ivanir dos Santos, criticou as declarações de Rosane Collor ao Fantástico, da TV Globo. A ex-mulher de Fernando Collor de Melo comentou que o então marido participava de rituais de magia negra, enquanto ocupava a presidência da República. Atualmente, Rosane é evangélica, assim como a responsável por conduzir os rituais descritos por ela.


- O setor evangélico que mais fala de estereótipos é o que já participou rituais antes. Por que a Rosane não falou isso na época? Por que agora ela como evangélica coloca isso sem explicar? Sem entrar no mérito do que foi feito, porque eu não sei, me parece mais uma expressão que causa impacto na sociedade – disse Ivanir.


Ivanir não quis comentar o ritual porque disse desconhecer o que foi feito, mas disse que há muita desinformação a respeito das religiões de base africana.


-Há um preconceito na sociedade com relação a religiões africanas só porque elas têm práticas diferentes.


Estudiosa das religiões de matriz africana, Rosiane Rodrigues uniu-se aos protestos:


- Magia negra é beber sangue, ficar de cabeça para baixo esperando a incorporação do demônio. Não sei o que o Collor fazia na Casa da Dinda, mas a Roseane descreveu um ritual semelhante à louvação a Iaori, criadora que cuida do equilíbrio da cabeça. É um ritual comum nas religiões de matriz africana que faz com que seus seguidores usem branco, deitem em esteiras, fiquem isoladas durante os preceitos religiosos, realizem sacralização de animais e que, em alguns momentos, precisem ir a cemitérios. O que ela está fazendo, quando fala em magia negra, mortes é aumentar o preconceito contra nossa religião.


FONTE: Jornal Extra em 17/07/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.