Dedel defende liberdade religiosa no município


O vereador Josué Luiz de Oliveira, o Dedel, apresentou, na sessão desta segunda-feira, dia 27, projeto de lei que institui no município o “Dia da Liberdade Religiosa”, a ser comemorado na segunda semana do mês de setembro de cada ano.

O objetivo do projeto, segundo Dedel, é combater a intolerância religiosa, que chega a ser motivo de agressões e violência em muitas situações. Pela proposta, o Executivo fica autorizado a executar atividades ecumênicas em escolas, locais públicos municipais e templos religiosos, visando levar informações religiosas ecléticas à população local e que contribuam para o avanço da tolerância religiosa em Atibaia.
“O livre exercício dos muitos cultos e fés religiosas presentes no Brasil não é assegurado na prática, apesar de juridicamente garantido no artigo 5º da Constituição. Além de contar com toda a legitimidade constitucional, o projeto parte da premissa que qualquer fé religiosa prega o respeito ao próximo e, portanto, fomentar a tolerância religiosa é tarefa de todo e qualquer cidadão, seja ele religioso ou não”, defende o vereador.
Para Dedel, “a inclusão oficial da data e a discussão na agenda oficial do município contribui para um avanço na sociedade". "Assim, seus membros tornam-se cada vez mais capazes de interagir pacificamente, preservando as diferenças de foro íntimo, como é o caso da crença religiosa”, completa.
O projeto tramitará pelas comissões internas do Legislativo e depois irá para votação do plenário.

FONTE: Jornal da Cidade em 03/03/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.