Escola ensina a ser tolerante com diferenças entre religiões


Professoras dizem que o importante é manter o respeito à crença dos outros

A família e as igrejas não as únicas instituições na qual crianças e jovens aprendem sobre valores morais. Na escola, a disciplina ensino religioso trabalha o tema a partir de conceitos de diversidade das religiões e do respeito às convicções do próximo. O estudante Victor Lisboa semanalmente assiste às aulas de religião na escola com a sua turma do 9º ano. Aos 14 anos, o jovem sabe que as tarefas de casa da disciplina não são tão fáceis quanto parecem. "Algumas vezes é difícil ver as diferenças e lidar com elas. Isso, porque estamos acostumados com o catolicismo, mas precisamos coompreender que para melhorar a convivência entre todos, devemos respeitar as demais religiões", avalia o jovem, que é aluno do colégio Gentil Bittencourt.

Ainda na adolescência, Victor destaca a importância da disciplina na escola para a aprendizagem de novos valores. "Aprendemos sobre as culturas religiosas de cada um e vemos a importância de respeitá-las", diz ele, que não é o único a pensar assim. Coordenadora do colégio Gentil, Kherynne Pureza garante que as noções de religião em sala de aula ajudam os alunos a manterem o respeito às diferenças e a compreenderem que algumas maneiras de pensar diferem entre uns e outros.

Para trabalhar o conceito de diversidade religiosa em sala de aula, o planejamento das atividades durante todo o ano letivo é essencial. "Orientamos os professores a colocarem nos seus planos de atividade o trabalho de pesquisa dos alunos sobre uma religião que não é a sua, conhecê-la para respeitar a crença de cada um", diz ela.

FONTE: O Liberal em 12/02/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.