Com 111 terreiros de matrizes africanas, umbanda e jurema, João Pessoa lidera ranking paraibano em número de templos


Com intuito de conhecer, localizar e saber da situação latifundiária das religiões de matrizes africanas, umbanda e jurema do município de João Pessoa, foi divulgado hoje o resultado do mapeamento. João Pessoa conta hoje com 111 terreiros e é a cidade da Paraíba com o maior número de templos cadastrados.
Segundo os organizadores do evento intitulado “Seminário de Políticas Públicas para Comunidades de Terreiro” realizado  no hotel  Litoral, o mapeamento só foi possível, devido a apoio da tecnologia de geo-referenciamento dos terreiros dados pela Seplan da Prefeitura de João Pessoa que foi parceira, fornecendo técnicos para o trabalho junto á ONG como também ensinando técnicas do trabalho.A secretária de planejamento de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, foi  uma das palestrantes do evento. 
Os dados estáticos foram publicados no site (http://www.mapeamentodosterreirosjp.com.br ) da Casa de Cultura Ilê Asé D´Osoguiã - IAO que tem como responsável o pedagogo Francisco Ferreira da Silva ,Mestre em Ciências das Religiões, pela UFPB.
Abaixo, confira a Síntese e o perfil do resultado do Mapeamento dos terreiros das religiões de matrizes africanas, umbanda e jurema do município de João Pessoa:
A pesquisa identificou um percentual de 54% dos terreiros são dirigidos por Homens e que 46% são dirigidos por mulheres.
Resultados por idade: Entre os entrevistados, 68% das mulheres responderam estar com idade entre 41 e 65 anos. Entre os homens, 49% responderam estar com idade entre 20 e 40 anos.
 Resultados pela cor da pele:
 Entre as mulheres 36% responderam ser negras e 28% serem pardas, totalizando 64%. Entre os homens, 40% responderam ser negros e 34% pardos totalizando 74%.
 Resultados da escolaridade dos entrevistados:
 Em relação ao grau de instrução entre as mulheres 50% responderam ter o fundamental incompleto. Entre os homens 37% tem o fundamental incompleto e 20% ter o fundamental completo. 
 Resultado sobre a religião dos entrevistados:
 Entre as mulheres a predominância é de juremeiras 38%. Entre os homens 34% são de candomblé e 32% são de juremeiros. 
 Resultados sobre infra-estrutura do terreiro:
 Tanto as mulheres quanto os homens entre 83 e 84% responderam considerar em boas condições as instalações dos seus respectivos templos. 
 Resultados da geração de renda: 
Entre as mulheres 36% têm alguma atividade profissional e 40% vivem do sacerdócio. Entre os homens 51% têm alguma atividade profissional e 41% vivem do sacerdócio. 
 Resultados sobre a intolerância religiosa:
 Tanto as mulheres quanto os homens entre 56 e 58% responderam sofrer algum tipo de intolerância religiosa.
 Resultados da legalização e documentação fundiária:
 Entre os nossos entrevistados (pais e mães de santo) de 50 a 70% responderam possuírem documentação devidamente registrada em cartório. 
 Resultado sobre título de propriedade:
 Entre as mulheres 76% responderam ter terreno próprio, e entre os homens 86%.
 Resultados para localização dos terreiros no município de João Pessoa:
 A maior concentração está na Zona Sul, tendo as mulheres 52% com seus templos nos bairros da referida zona, e os homens com 58%.
 Resultados sobre segurança alimentar:
 Entre as mulheres 72% responderam não receberem cestas de complemento alimentar do Governo Federal, e os homens 68% também responderam negativamente. 
 Resultados sobre equipamentos de segurança alimentar: 
Entre as mulheres 72% não tem acesso a nenhum equipamento de segurança alimentar no entorno do templo, ou seja, em um raio de 1 km, entre os homens este percentual chegou a 68%.
 Resultados das informações sobre segurança alimentar: 
Entre 72% e 81% dos nossos entrevistados (pais e mães de santo), responderam não saber e nem ter informações sobre o que é segurança alimentar.
FONTE: Click PB em 09/02/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.