Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa


Cerca de 300 participantes – religiosos das mais diversas vertentes, além de autoridades governamentais – prestigiaram o lançamento do livro e do DVD Caminhando a gente se entende, realizado na última segunda-feira, 23/01, no auditório Gilberto Freyre, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
A iniciativa, da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), teve o apoio da Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, que tem a missão de promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra e, assim, valorizar as manifestações de matriz africana, em defesa da liberdade religiosa.
O lançamento do livro integrou as comemorações pelo 21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Caminhando a gente se entende contém fotografias e textos referentes às quatro edições da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, no Rio de Janeiro, que em 2011 reuniu cerca de 180 mil pessoas na Avenida Atlântica, na praia de Copacabana.


Reflexão
O babalaô Ivanir dos Santos, interlocutor da CCIR e mediador da solenidade, anunciou que, com esse evento, o objetivo da Comissão era “compartilhar momentos de reflexão sobre o sentido da liberdade religiosa”. Ivanir informou ainda que a exibição do DVD, na ocasião, foi em versão demonstrativa, para que todos pudessem fazer contribuições antes da finalização da produção do filme.


Parcerias para a igualdade
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, destacou a importância das parcerias para o combate à intolerância e fez questão de agradecer a presença do deputado estadual Gilberto Palmares, do PT/RJ, que muito tem contribuído com a população negra do Estado, em parceria com a FCP.


Para Eloi Ferreira, combater a intolerância, o preconceito e o racismo não é uma tarefa dos negros ou dos religiosos, mas de toda a nação brasileira. “Vamos todos, juntos, seguir caminhando para uma nação mais justa, mais fraterna e mais humana. Vamos mostrar que o Brasil caminha para a igualdade”, concluiu.


FONTE: Portal da Cultura em 24/01/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.