ACERVO


Caminhos abertos para superar o ódio e a intolerância na Bahia


As religiões afro-brasileiras foram e são o sustentáculo dessa herança visível nos rostos de um pouco mais de 50% da população. Atacados por grupos religiosos cristãos fundamentalistas, mães e pais de santo, filhos e filhas das comunidades de terreiro, hoje se articulam em um sem número de organizações, comunidades e movimentos que lutam por respeito e garantia de seus direitos.
O racismo, em sua versão religiosa, fez aumentar o número de casos de violência contra terreiros, centros e roças de candomblé e umbanda ao longo do território brasileiro. A resposta também das mais variadas, é o que nos conta Ana Gualberto e Camila Chagas, autoras da publicação digital “Caminhos abertos para superar o ódio e a intolerância na Bahia”, que @ leitor@ tem em suas telas. Protagonista de sua história, o povo de santo, vem resistindo às tentativas de demonização, ao desrespeito, violências simbólicas, físicas e psicológicas. Para falar sobre esse tema a Fundação Heinrich Böll e KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço lançam o Caderno Religião e Política, que nesta edição mapeia iniciativas da sociedade civil e do Estado contra a intolerância e o racismo religioso.

Autoras: Ana Gualberto e Camila Chagas

Ano: 2019



Por uma perspectiva afrorreligiosa: estratégias de enfrentamento ao racismo religioso


 A Fundação Heinrich Böll e KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço lançam o Caderno Religião 
e Política, que nesta edição mapeia iniciativas da sociedade civil contra o racismo religioso. Além de trazer para discussão questões de fundo em relação ao racismo religioso que permeia tantas manifestações de violência contra esse segmento.

Autor: Lucas Obalera de Deus

Ano: 2019

Baixar arquivo


Revista Intolerância religiosa
Acesse aqui.

Reuni contribuições analíticas da academia científica, de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, que possam interferir no debate público de forma qualificada, responsável e, se possível, ajudando a construir caminhos para o enfrentamento das múltiplas formas de violência baseadas na fé.

Mapeando o Axé
Acesse aqui.

"Esse projeto é executado pela Associação Filmes de Quintal, instituição de pesquisa e documentação cujas experiências com comunidades tradicionais vêm sendo destacadas, tendo sido a instituição habilitada em edital público para a realização desta pesquisa."

Mapeamento dos terreiros de candomblé de Salvador
Acesse aqui.

"O objetivo foi conhecer os terreiros da nossa cidade: saber quantos são, onde estão localizados, suas condições de documentação, regularização fundiária e infra-estrutura, entre outros aspectos sócio-culturais e demográficos. Esta pesquisa compõe o Programa de Valorização do Patrimônio Afro-Brasileiro, além de ser o ponto de partida para uma série de políticas públicas a serem adotadas nas comunidades. Ações que vão colaborar para a legalização e regularização fundiária desses espaços, diminuir o preconceito sobre as religiões afro-brasileiras e, principalmente, valorizar a cultura afro-brasileira."

LEGISLAÇÃO



Institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé


Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.


Institui o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.


Institui o Estatuto da Igualdade Racial

SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Caderno de debates - Povos e comunidades tradicionais de matriz africana 

OLIVEIRA, Rafael Soares; IULIANELLI, Jorge Atílio Silva. Liberdade de expressão, culto e religião. Direitos Humanos no Brasil, n.3. 2012


PRESTON, Ronald H. Confusions in Christian Social Ethics: Problems for Geneva and Rome. London: SCM PRESS LTDA, 1994. 202 p. (Igreja e Diversidade Religiosa no Brasil).


SCHMIDT, Ervino. Inculturação e Sincretismo. Porto Alegre-RS: CONIC, 1995. 82 p. (Igreja e Diversidade Religiosa no Brasil).


LANDIM, Leilah. Sinais dos tempos: diversidade religiosa no Brasil. Rio de Janeiro: ISER, 1990. 274 p. (Cadernos do ISER, 3).


WAGUA, Aiban. Consequências atuais da invasão europeia na América: IN: ZWETSCH, Roberto. 500 anos de invasão, 500 anos de resistência. São Paulo: Paulinas: CEDI, 1992-. Resumo: Propõe o dialogo com as religiões indígenas apontando o difícil caminho da inculturação que passa pela revitalização cultural e religiosa indígena, pela demarcação de suas terras, pelo respeito a diversidade étnica.


STROHER, Marga Janete. Diversidade religiosa e direitos humanos: reconhecer as diferenças, superar a intolerância, promover a diversidade. Brasília, 2011. 70 p.


FERNANDES, Rubem Cesar. Religiões populares: uma visão parcial da literatura recente. São Paulo: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS); CORTEZ EDITORA, 1990. Resumo: Aborda a diversidade religiosa brasileira e a variação segundo as crenças religiosas populares, que "adquire sentidos diversos, nem sempre coincidentes". Utiliza a relação "religião erudita" e "religião popular"a partir do conceito de classe: "classe dominante" e "classe dominada" respectivamente, tratando dos deuses do povo, do catolicismo popular, do afro-brasileiro, do protestantismo.


OLIVEIRA, Rafael Soares de. Candomblé: diálogos fraternos para superar a intolerância religiosa. Rio de Janeiro: KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, 2003. 108 p. Inclui bibliografia. ISBN 9788599416037. Disponível em: http://koinonia.org.br/wp-content/uploads/2017/01/koinonia_candomble_dialogos_fraternos_completo.compressed.pdf


SILVA, Vagner Gonçalves da. Intolerância religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007. 323 p.


CONCILIO ECUMÊNICO VATICANO. Declarações: sobre a liberdade religiosa e sobre as relações da igreja: com as religiões não-cristãs. Petropolis-RJ: Editora Vozes, 1966. 32 p.


KOSHY, Ninan. Religious freedom in a chaging world. Genebra-Suica: CMI, 1992. 115 p.


AGUILO, Federico. Religiosidad de un Mundo Rural en proceso de Cambio: estudio socio-antropologico del proceso de cambio en la religiosid del campesino de Potosí. La Paz: Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (CEPIA), 1981. 237p. Resumo: Estudo que aprecia toda uma serie de valores socio-antropologicos dentro de um processo de mudança na religiosidade do campensinato do Sul da Bolívia (Potosi, Chuquisaca e Tarija). Não pretende ser um trabalho exaustivo acerca de todas as mudanças culturais, que se produz, mas orientar a descoberta de um mundo de valores religiosos e culturais e suas variações. Os sete capítulos de analise tratam especificamente de temas como, fatores de mudança, que e o caso da relação sacerdote-camponês, a concepção mitico-religiosa de espaço, a dimensão do religioso, a relação fatalismo-liberdade ética, a dimensão do feminino a concepção religiosa e teológica "Aymaro-Kichua".


SCHALKWIJK, Frans Leonard. Igreja e Estado no Brasil holandês 1630-1654. Recife: Fundarpe, 1986. 553p. Resumo: Estudo da historia da Igreja Crista Reformada, no período da invasão holandesa, da tentativa de implantar sua Fé nesta parte do Brasil inclusive entre os indígenas e os negros que motivou a confecção de um catecismo "nas línguas brasiliana, holandesa e portuguesa". Na região Católica Romana alguns de seus templos passam a servir ao ministério dos predicantes da Igreja Crista Reformada, que espalhavam livros e cartilhas travando-se uma guerra surda entre seguidores das duas denominações. Depois da expulsão dos holandeses (1654) o culto reformado foram aos poucos esquecidos ate o século XIX. Aborda aspecto da liberdade religiosa para os cristãos reformados, judeus e católicos romanos.


ARTIGOS DE PERIÓDICO

VIANNA, Manoela. Marca na luta contra a intolerância religiosa. Fala Egbé, [S.l.], v. 5, n. 12, p. 8.

Intolerância Religiosa. Fala Egbé, [S.l.], v. 1, n. 0, p. 8.

Leitores debatem intolerância religiosa. Jornal O Dia, [S.l.].

Dia de São Jorge é marcado por tiros e intolerância religiosa. JB online, [S.l.].

Grupo elabora plano contra a intolerância religiosa. Jornal Cruzeiro do Sul, [S.l.].

Ministério Público no combate a intolerância religiosa. SRZD Fé, [S.l.].

BORGES, Iara Farias. Debate na CDH identifica casos de intolerância religiosa. Agência Senado, [S.l.].

Candomblé - Diálogos Fraternos para superar a intolerância religiosa. Jornal Ìrohìn, [S.l.].

MEDEIROS, Creuza. Intolerância religiosa é tema do 1º encontro de negros e educação ambiental. Secretaria de Estado de Comunicação Social do Mato Grosso, [S.l.].

BRITO, Cilene. Entidades lançam caminhada contra intolerância religiosa. Jornal A Tarde, [S.l.].

LYRIO, Alexandre. Caminhada simboliza grito contra intolerância religiosa. Jornal Correio da Bahia, [S.l.], n. 331.

Seminário debate a intolerância religiosa. Prefeitura Municipal de Salvador, [S.l.].

Combate à intolerância religiosa. Site Cidade da Luz, [S.l.].

Evento marca Dia do Combate à Intolerância Religiosa. Jornal A Tarde, [S.l.].

Direito Humanos comemora nesta segunda o Dia de Combate à Intolerância Religiosa em Vitória. Gazeta online, [S.l.].

Curso e palestra debatem a intolerância religiosa. Site Bom dia Bauru, [S.l

Troféu Axé Bahia homenageia luta contra intolerância religiosa. Jornal da Mídia, [S.l.].

Encontro discute intolerância religiosa. Site Pernambuco.com, [S.l.].

Brasília grita um basta à Intolerância Religiosa. Site da Fundação Cultural Palmares - FCP em 07/08/2006, [S.l.].

Lauro de Freitas debate cultura afro. Jornal A Tarde, [S.l.].

Combate à intolerância religiosa será debatido pela primeira vez em Brasília no dia 20. Agência Brasil, [S.l.].

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é celebrado nesta segunda. Gazeta on line, [S.l.].

Salvador celebra 1º Dia de Combate à Intolerância Religiosa. Portal Vermelho, [S.l.].

21 de janeiro, "Dia nacional de combate à intolerância religiosa". Site Antônio Côrrea Neto on line, [S.l.].

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é comemorado em Brasília. Jornal Correio da Bahia, [S.l.].

Combate à intolerância religiosa tem programação especial. Jornal Correio da Bahia, [S.l.].

ANDERSEN, Roberto. Teorias da Vida: Intolerância Científica e Religiosa Nossos filhos precisam ser melhores do que nós, [S.l.].

Brasília grita um basta à Intolerância Religiosa. Site da Fundação Cultural Palmares - FCP em 07/08/2006, [S.l.].

Evangélicos são presos por intolerância religiosa. Jornal A Tarde, [S.l.].

Intolerância religiosa na Justiça. O Dia online, [S.l.].

Mensagens de intolerância religiosa são condenadas. Jornal Correio da Bahia, [S.l.].

Encontro discute intolerância religiosa. Site Pernambuco.com, [S.l.].

Brasília grita um basta à Intolerância Religiosa. Site da Fundação Cultural Palmares - FCP em 07/08/2006, [S.l.].

RAMOS, Cleidiana. Religião - Intolerância religiosa em pauta. Jornal A Tarde, [S.l.].

RIOS, Mariana. PMs discutem intolerância religiosa na corporação. Correio da Bahia, [S.l.].

GOIS, Ancelmo. Intolerância religiosa. Jornal O Globo, [S.l.].

Intolerância religiosa será tema de debate. Jornal A Tarde, [S.l.].

VIEIRA, Carlos. Intolerância religiosa. Correio Braziliense, [S.l.].

COSTA JÚNIOR, Jairo. Intolerância religiosa no país preocupa líder evangélico. Jornal Correio da Bahia, [S.l.].

NIKAS, Rocha. Agressões ao candomblé preocupam líder religioso. Jornal A Tarde, [S.l.].

Povo-de-santo discute intolerância religiosa. Jornal Correio da Bahia, [S.l.].

Intolerância. Jornal A Tarde, [S.l.].

Sacrifício de animais. Zero Hora, [S.l.].

SERRA, Ordep. Candomblé e intolerância religiosa. Tempo e Presença, Rio de Janeiro-RJ, v. 24, n. 323, p.24-25.

ALTMANN, Walter. Mobilidade religiosa: coexistência ou intolerância?. Tempo e Presença, Rio de Janeiro, v. 18, n. 285, p.20-2.

Mensagens de intolerância religiosa são condenadas. Jornal Correio da Bahia, [S.l.].

RAMOS, Cleidiana (Autor). Afonjá tem projeto para juventude. A Tarde, [S.l.].

Campanha contra intolerância reúne líderes religiosos em Caraguatatuba. Portal do Governo Estado de São Paulo, [S.l.].

Evangélicos agridem mãe-de-santo e são presos: Jornal O Estado de São Paulo, [S.l.].

Evangélicos são presos por intolerância religiosa: Jornal A Tarde, [S.l.].

Apoio aos cultos afros. Correio Braziliense, [S.l.].

Encontro discute intolerância religiosa. Site Pernambuco.com, [S.l.].

Brasília grita um basta à Intolerância Religiosa. Site da Fundação Cultural Palmares - FCP, [S.l.].

Iemanjá deve ser homenageada por 150 mil pessoas. Diário do Nordeste, [S.l.].

A população exige serviços públicos de saúde de qualidade, mas não abre mão de buscar auxílio nas tradições religiosas, uma marca cultural do país. Jornal O Globo, [S.l.].

Troféu Axé Bahia homenageia luta contra intolerância religiosa. Jornal da Mídia, [S.l.].

Caminhada pela liberdade religiosa. Destaque Seppir, [S.l.], n. 331. POR.

Liberdade religiosa. Destaque Seppir, [S.l.], n. 331.

Papel decisivo dos meios de comunicação para promover liberdade religiosa. ZENIT.org, [S.l.].

Mais liberdade religiosa nas escolas da Capital. Zero Hora, [S.l.].

Liberdade religiosa. Viva Favela, [S.l.].

Clamor por respeito à liberdade religiosa. Jornal A Tarde, [S.l.].

NIKAS, Rocha. Agressões ao candomblé preocupam líder religioso. Jornal A Tarde, [S.l.].

MARTINS, Cléo. O que é do homem é também da mulher. Jornal A Tarde, [S.l.].

GIUMBELLI, Emerson (Autor). Liberdade religiosa: ponto-de-interrogação. Tempo e Presença, [S.l.], v. 22, n. 213, p.24-26.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Liberdade de cultos na sociedade de serviços, São Paulo, p.3-11. Resumo: "Esta em curso no Brasil uma controvérsia religiosa pública, deflagrada pelo episodio da transmissão televisiva de uma agressão física a imagem de Nossa Senhora Aparecida por um pastor neopentecostal em 1995. Este artigo entra na controvérsia tematizando questões que tem a ver com direitos e privilégios: liberdade religiosa e privilégios econômicos das igrejas, diversificação da pauta de serviços oferecidos pelas religiões e regulação estatal do mercado de serviços, controle publico das organizações religiosas e defesa do consumidor religioso".

TEKLAK, Ceslaw. El marxismo en su camino hacia la libertad religiosa como factor de pacificacion. , Chile, p.28-48.

YANNOULATOS, Anastasios. Eastern Orthodoxy and Human Rights, Genebra, p.454-66. Mensagens de intolerância religiosa são condenadas. Jornal Correio da Bahia, [S.l.].

Padre Pinto sobe no palco e rouba a cena. A Tarde, [S.l.].

Axé ganha face própria. A Tarde, [S.l.].

Ato pela guarda do Sábado reúne principais lideranças religiosas em Jacareí. Portal do Governo do Estado de São Paulo, [S.l.].

Canto iorubá marca homenagem a malês. Correio da Bahia, [S.l

Mais liberdade religiosa nas escolas da Capital. Zero Hora, [S.l.].

Brasília grita um basta à Intolerância Religiosa. Site da Fundação Cultural Palmares - FCP, [S.l.].

Começam preparativos para II Fórum Inter-religioso. Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e Defesa da Cidadania, [S.l.].

CAMURÇA, Maurício. Diversidade religiosa: realidade que se impõe. Tempo e Presença, [S.l.], v. 16, n. 273.

JACOB, Adriana (Autor). Respeito à diversidade marca festa religiosa para São Lázaro.Correio da Bahia, [S.l.].

Fiéis mesclam crenças na festa de Santa Bárbara. Jornal Correio da Bahia. 2004.

ANJOS, Marcio Fabri dos. Inquietações da vida religiosa no Brasil. Rio de Janeiro, p.12-20. Décima sexta Assembleia Geral Ordinária da Conferencia dos Religiosos do Brasil - CRB (27-31 de julho de 1992). Descreve os temas emergentes: 1) a identidade da vida religiosa (auto-afirmação, carismas, laicidade, ontologia); 2) a questão das relações de poder;ì 3) a tríplice comunhão: teologal, eclesial e pastoral; 4) o feminino eì masculino da vida religiosa; 5) a questão das culturas e da inculturação; 6) o tema da inserção; 7) dimensão trinitária da VR; 8)ì diversidade de cosmovisão eclesiológica; 9) intercongregacional.

RAMOS, Cleidiana (Autor). Afonjá tem projeto para juventude. A Tarde, [S.l.].

Sacerdotes do candomblé querem ter direito a benefícios do INSS. Correio da Bahia, [S.l.].

Axé ganha face própria. A Tarde, [S.l.].

Começam preparativos para II Fórum Inter-religioso. Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e Defesa da Cidadania, [S.l

O que o Círio tem de especial. O Liberal, [S.l.].

Budistas, mórmans, indígenas, candomblé, hare krishna reunidos. O Norte, [S.l.].


RELATÓRIO

ANTONIAZZI, Alberto. (Autor). Grupos religiosos autônomos.Brasília, p.654-70. Subsídios para reflexão sociológica e pastoral a partir da questão da pluralidade religiosa. Apresenta a visão teológica do Vaticano II sobre a diversidade religiosa e critérios teologico-pastorais acercai desta temática como a valorização das dimensões: 1. pessoal e da experiência. 2. comunitária e pluralismo cultural. 3. social e transformação das estruturas. 4. articulação e organização.


FOLHETOS

CEERT. Campanha em defesa da liberdade de crença e contra a intolerância religiosa. São Paulo: Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), [200-]. 15 p.

BRASIL. Diversidade religiosa e direitos humanos. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2004. 37 p.


FITA DE VÍDEO

KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço. Intolerância Religiosa: a ameaça à paz. Salvador: 2004. 1. [30 Min] Color .

TESE

GIUMBELLI, Emerson (Autor). O fim da religião: Controvérsia acerca das "seitas" e da "liberdade religiosa" no Brasil. 2000. 306 p.


DOCUMENTO

COMBLIN, José. Notas a proposito de igreja e sociedade urbana. Brasilia: s.ed. 1989. 8p.

CAS, Danilo da. Evangelização no Brasil - século XIX: Expansão, manutenção, educação: arte, suprimento e política. Bauru: s.ed. 1990-. 96 p.


ÁUDIO E SOM

Oújuba: liberdade religiosa. Eu tenho fé. Rio de Janeiro. Color. As imagens desse DVD foram gravadas no dia 21 de setembro de 2008, durante a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, realizada na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Aviso importante:
Publicações disponíveis no acervo da biblioteca de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço.
Endereço: Rua Santo Amaro, 129 - Glória - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3042-6445
Horário de atendimento: 13:00 às 19:00

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.