Religioso filma e fotografa agressão de pastor a oferenda do Candomblé

No dia 13 de janeiro, Cosme Luis Castro da Silva fazia uma oferenda perto de sua casa quando o pastor Romildo, da Igreja Cristo Rio de Vida, interrompeu o ritual na estrada Santa Eugênia, no bairro de Paciência. Cosme da Silva filmou e fotografou a agressão. Mesmo com fotos, filmagem e testemunha, o crime foi enquadrado como Vilipêndio ao culto religioso, na 35ª DP e não no enquadramento da Lei Caó.

De acordo com Cosme da Silva, o pastor destruiu a oferenda realizada e uma das pessoas do grupo que o acompanhava tentou agredi-lo. A Comissão de Combate à Intolerância encaminhou o caso à Organização de Direitos Humanos Projeto Legal, que presta atendimento jurídico e social gratuito às vítimas de intolerância religiosa. Cosme pretende entrar na justiça por danos morais contra a Igreja.

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa solicitou ao delegado Henrique Pessoa, coordenador do Cinpol e representante da Polícia Civil na Comissão que faça a retificação do RO 035-00522/2009, para o artigo 20 da Lei 7716/89.

No fim da tarde desta segunda-feira, o registro foi alterado por determinação do delegado Henrique Pessoa. É o sexto caso onde neopentecostais respondem por crime de intolerância religiosa no Rio de Janeiro.

A Comissão de Combate à Intolerância Relgiosa lança nesta quarta-feira, Dia Nacional de Combate à Intolerância Relgiosa, às 10h, no Cine Odeon, a Cartilha da Liberdade que serve para orientar as Polícias (civil e militar) no enquadramento correto deste tipo de crime. A cartilha foi escrita pelo coronel Jorge da Silva.

FONTE: SRZD Fé em 19/01/2009

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.