Eua publica relatório sobre liberdade religiosa

O departamento de Estado norte-americano publicou, como todos os anos,o relatório sobre a liberdade religiosa no mundo. No documento, que sebaseia em informações recolhidas pelas embaixadas estadunidenses ecobre um período que vai de julho de 2007 a junho de 2008, as situaçõesem vários países foram analisadas de modo muito detalhado.

Ogoverno estadunidense fez uma lista de nações onde há repressão total,entre as quais figura a China, a Coréia do Norte, o Irã e o Sudão; efez ainda outra classificação de países nos quais a liberdade de credoé dificultada, entre eles a Venezuela e Cuba.

A Constituiçãocubana reconhece o direito de praticar qualquer confissão religiosa, norespeito pela lei, todavia, efetivamente - segundo o departamento deEstado norte-americano -, o governo continua colocando obstáculos àliberdade religiosa.

No que concerne à China, foram citadas asrepressões contra os budistas tibetanos, como também as dificuldadescriadas para os cristãos e membros do movimento espiritual Falun Gong.

EmMianmar as violações do governo não dizem respeito somente à liberdadereligiosa, mas mais em geral aos direitos dos cidadãos.

Na Coréia do Norte - diz o relatório - "Não existe uma verdadeira liberdade religiosa".

OIrã, com o qual os EUA não têm relações diplomáticas desde 1999, é classificado como nação que se mancha de severas violações da liberdadeconfessional.

No norte do Sudão o governo de unidade nacional,atualmente no poder, impõe restrições aos cristãos; os jovens estudantes são obrigados a estudar em escolas islâmicas.

Amanhã, caminhada em defesa da liberdade religiosa no Rio. Concentração na praia do Leme às 9h. Compareça!

FONTE: SRZD em 20/09/2011

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.