Monumento a Iemanjá é alvo de vandalismo em Jacaraípe

O Monumento a Iemanjá, localizado na praia de Jacaraípe, na Serra, vem sofrendo com a ação de vandalismo ao longo dos anos. Mas desde fevereiro de 2009, a violência se intensificou e o local é alvo de moradores de rua. As portas estão quebradas e as imagens destruídas.

De acordo com o presidente da União Espírita Capixaba (Unescap), Orlando Santos, o monumento foi construído em 1977 pela Prefeitura da Serra e serve para eventos da umbanda e do candomblé, além de receber visitas de devotos de Iemanjá.

"Nós ganhamos esse espaço há mais de 30 anos da prefeitura. Mas há muito tempo estamos sofrendo com o vandalismo por aqui. Em 2009 isso se tornou insuportável", desabafou.

Orlando Santos informou que todo ano é realizada uma festa no local, sempre no dia 2 de fevereiro. Este ano, os visitantes chegaram ao local para organizarem os preparativos da festa e se depararam com o monumento todo sujo e quebrado. No local também havia moradores de rua que se negaram a sair de lá.

"Foi preciso a ajuda da Polícia Militar para tirar eles de lá. Mas eles saíram ameaçando voltar para quebrar tudo novamente. Foi dito e feito", explicou.
foto: Orlando Santos / Divulgação

No local, os vândalos deixaram muita sujeira

O presidente da Unescap afirmou que o monumento já está todo quebrado novamente e que a entidade não sabe mais o que fazer. "Nós já não temos mais a quem recorrer. Enviamos um ofício à prefeitura há mais de um mês, e eles informaram que 'aquilo' não é responsabilidade deles. Estamos sem ter o que fazer", finalizou.

No local, o telhado está arrebentado, além de muita sujeira, fezes e urina.

O outro lado

A Secretaria de Obras da Serra (Seob) informou, através de nota, que o serviço de reforma e pintura do monumento será iniciado na próxima segunda-feira, 27, com previsão de término em cinco dias úteis.

Ainda de acordo com o documento, o Departamento de Obras Públicas da Seob informa que esse procedimento é realizado anualmente e que cabe também à União Espírita Capixaba o zelo pelo patrimônio.

FONTE: Gazeta online em 24/04/2009

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.