Índia: Milhares de cristãos vivem «com medo»

Arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, no distrito de Orissa, vem a Portugal falar sobre o significa seguir a Cristo num ambiente marcado pela intolerância religiosa


O arcebispo indiano D. John Barwa inicia este domingo, em Fátima, um ciclo de conferências sobre a situação das comunidades cristãs vítimas de perseguição e intolerância religiosa no distrito de Orissa.

A iniciativa é organizada pela Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS), que em comunicado enviado à Agência ECCLESIA sublinha que “as feridas” da “onda de violência” que percorreu aquela região em 2008, quando “mais de 100 cristãos” perderam a vida às mãos de “extremistas hindus”, “ainda não estão saradas”.

D. John Barwa, arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, sentiu na pele o drama dos seus irmãos na fé e “nem a sua família escapou” ao “assalto” dos fundamentalistas: “a sobrinha do prelado, a irmã Meena Barwa, foi humilhada e violada em público”.

Quatro anos depois, os “sinais de tensão e ódio” não desapareceram, refere a organização católica, e “mais de 10 mil cristãos continuam escondidos nas florestas, com medo de regressar” à cidade.

Muitas pessoas “estão totalmente dependentes da ajuda exterior para tudo”, desde bens materiais à alimentação, passando pelo apoio psicológico e espiritual, essencial “a quem perdeu família, amigos, emprego e casa”.

O arcebispo indiano vem a Portugal no contexto da “abertura do Ano da Fé” e do início do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, “para dar testemunho daquilo que é ser cristão na radicalidade da exigência da fé”.

No documento que serve de base à assembleia sinodal, que Bento XVI abriu no último domingo, está escrito que “a tarefa específica da nova evangelização” é “trazer a questão de Deus para este mundo” e “dar novamente qualidade e motivos à fé” às comunidades cristãs espalhadas pelo mundo.

Depois da conferência de Fátima, no Seminário do Verbo Divino, às 16h00, D. John Barwa deverá passar por Lisboa, Covilhã, Porto, Guimarães e Arouca, para se encontrar com representantes da Igreja portuguesa e participar em diversos eventos.

Destaque, no programa, para o lançamento do Relatório 2012 sobre Liberdade Religiosa no Mundo, que terá lugar a partir das 16h00, na Livraria Ferin (Chiado), em Lisboa.

FONTE: Agência Ecclesia em 11/10/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.