OAB-RJ premia redações de estudantes sobre intolerância religiosa

Intolerância Religiosa Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

“Sou macumbeiro, pratico candomblé. Cada um pode ter uma opinião sobre a outra religião, mas não pode dizer o que bem entender. Deve haver respeito, compreensão e amor.” “É uma barbaridade alguém agredir tanto verbalmente quanto fisicamente uma pessoa só por ela não crer na mesma coisa que ela.” “Diferença é algo bom. Quanto mais diferente, mais coisa para aprender, mais conhecimento para compartilhar e dividir com o mundo.”

Os fragmentos acima foram extraídos das mais de 300 redações escritas por alunos do Ensino Fundamental de colégios particulares e públicos do Rio de Janeiro. A iniciativa foi da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), que tem organizado eventos para refletir a discriminação de crenças na sede da entidade e irá premiar os melhores textos em sua sede, na tarde da próxima sexta-feira. As inscrições para participação podem ser feitas pelo site www.oabrj.org.br.

Os conteúdos, que narraram situações de preconceito e clamaram pela necessidade de respeito entre as diferentes crenças, foram analisados por membros da comissão. Os vencedores serão homenageados e ganharão livros no evento intitulado “A liberdade religiosa no Brasil laico versus efeitos práticos”.

— A gente entende que, muito mais do que a punição, a conscientização da sociedade é a melhor arma contra qualquer tipo de intolerância e discriminação. E nada melhor do que começarmos com esse debate pelos jovens — explica Guiomar Mairovitch, presidente da comissão.

Para Guiomar, a intolerância religiosa aparece, hoje, através de atos de violência como a depredação de terreiros e pichações em igrejas e sinagogas. Na sua avaliação, o preconceito está na raiz do problema.

— Acreditamos que boa parte do preconceito se origina da ignorância no sentido literal da palavra, pela falta de conhecimento e pelos tabus que existem — afirma a presidente da comissão.

O evento da OAB-RJ contará com a presença dos palestrantes Márcio de Ogum, Ana Thereza Basílio, Marcos Kac, Fredy Glatt, Diana Kuperman, Maurício Ribeiro da Silva, Gilberto Garcia, Paulo Vitor e Priscilla Regina da Silva
 
FONTE: Jornal Extra em 09/12/2018

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.