Grupos de muçulmanos e judeus se unem em nota de repúdio a Bolsonaro


    



Por: Helena Borges

Membros das duas comunidades que têm briga histórica deixam diferenças de lado para se unir contra o candidato do PSL

Grupos de judeus e muçulmanos mostraram que é possível colocar as diferenças de lado por uma causa comum. Dez grupos das duas comunidades assinaram juntos uma nota em oposição ao candidato à presidência Jair Bolsonaro. “Nossa bandeira comum, como muçulmanos e judeus é barrar toda forma de violência, de preconceito e qualquer outro elemento que dê base ao projeto fascista desse homem e de seus seguidores”, afirmam membros das duas comunidades no texto assinado em conjunto. Os quatro coletivos de muçulmanos e seis coletivos de judeus que assinaram juntos o documento representam cerca de 15 mil pessoas.

A muçulmana Regina Márcia Oliveira de Faria, membro do grupo “Muçulmanas contra o fascismo”, comemora a união:

“Somos, na grande maioria, brasileiras e brasileiros revertidos ao Islã. Registrar a nossa indignação com a realidade política e social a que estamos ‘submetidos’, é vital. Tão contundente quanto, nesse momento e a partir dele, somar em força e fé com a Comunidade Judaica que, de igual forma, não pode tolerar intolerância, desrespeito, formas e movimentos de separatismo e desigualdade. Juntamos forças e vamos juntos, por dias melhores a todas as criaturas. Particularmente, confesso uma enorme alegria nessa união de forças e coragem, junto às mulheres e homens da fé judaica.”

O judeu Michel Gherman, historiador e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudo Judaicos e Árabes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, também foi um dos signatários do documento:

“O documento que une muçulmanos e judeus contra a candidatura da extrema-direita no Brasil representa o vínculo que esses dois grupos têm com a tolerância religiosa e com a necessidade de manter o diálogo e não embarcarmos num caminho sem volta para a intolerância e o fascismo. Judeus e muçulmanos do Brasil estão comprometidos com uma sociedade plural, mais justa e democrática. Ambos os grupos, com todas as suas contradições e questões, estão comprometidos na luta contra a candidatura da extrema-direita apresentada neste ano.”
FONTE: Época em 05/10/2018












Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.