Umbandistas comemoram decreto que torna a religião patrimônio cultural do Rio

Presidente da Muda, Marco Xavier faz campanha nas redes sociais para terreiros se unirem contra intolerância Foto: Darlei Marinho / Extra - Cidade

O intuito é estimular políticas públicas de valorização da diversidade religiosa na cidade. O primeiro terreiro cadastrado foi a Tenda Espírita Vovó Maria Conga de Aruanda, no Estácio. Em comunicado, uma das lideranças da religião no estado, o presidente Movimento Umbanda do Amanhã, Marco Xavier, enfatiza a importância de reconhecer e valorizar a importância cultural da matriz afro para a cidade.

Uma das heranças da religião afro para a cidade é o uso do branco e as oferendas na festa de réveillon Foto: Márcia Foletto

— Este decreto do prefeito Eduardo Paes é muito significativo para a Umbanda. Vemos com muita preocupação a eleição do bispo licenciado da Igreja Universal, Marcelo Crivela. A nossa maior luta contra intolerância religiosa tem a ver com a igreja dele. O MUDA será incansável, como sempre foi, na luta contra a intolerância religiosa — afirma Marco.

Através de sua assessoria, Marcelo Crivella afirmou que seu governo vai respeitar a diversidade "de credos e de raça":

— O meu governo, como foi dito durante a nossa campanha, será de tolerância à diversidade de credo e de raça. Repito que serei o prefeito de todos.

A umbanda está entre os 54 bens imateriais tombados pela cidade Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo

Sacerdote da Tenda Espírita Caboclo Flecheiro (TECAF), em Santíssimo, Zona Oeste, onde já enfrentou ataques de seitas intolerantes, Marco está realizando uma campanha nas redes sociais para incentivar religiosos a se cadastrar. Para ele, os umbandistas precisam se unir e mostrar a força da religião. A comemoração do Dia Nacional da Umbanda no estado do Rio será realizada na sede do MUDA (Rua Maria Emília 136, Centro de São João de Meriti).

O Cais do Valongo, na Zona Portuária, é um dos mais importantes pontos do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana Foto: Antonio Scorza / Agência O Globo

— Precisamos mostrar quanto somos, que temos força. Faremos uma campanha na rede para o cadastro de todos os terreiros do Rio. Queremos garantia que esta será uma política pública que não será engolida por interesses políticos ou religiosos — ressaltou, em nota divulgada para a imprensa.

FONTE: Jornal Extra em 08/11/2016

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.