Candidatos do Rio participam de 9ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

A 9ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, em Copacabana, aconteceu em clima de celebração, mesmo com a chuva que se fez presente durante todo o dia, a caminhada reuniu em torno de 5 mil pessoas, uma festa promovida por diferentes credos, idades e pessoas, um simbólico exemplo de cidadania e respeito, encerrando por volta da 17h.

“A Caminhada é o um dos maiores pontos para o diálogo inter-religioso. O objetivo é promover as ações sociais contra todas as formas de violência, intolerâncias e racismos. De mãos dadas, vamos lutar em prol da liberdade religiosa”, declarou o interlocutor da CCIR - Ivanir dos Santos.

A grade começou às 9h, com café da manhã, no colégio barnabitas Guido Fontgand, em Copacabana. Recebeu o Diácono Nelson Águia - secretário da Comissão da Arquidiocese do Rio, diversas lideranças religiosas, candidatos e vices à Prefeito da Cidade do Rio.

“Vivemos dias de barreirar, arames farpados, uma crise, mas o amor é o pregado por todas as religiões, temos que nos unir...” defendeu o Diácono Nelson.

Ainda presentes Jaqueline Freitas – Representantes Regional RJ/ES da Fundação Cultural Palmares, Babalawo Bankole Jokotoye e Babalawo Ekundayo Awe, nigerianos do Adifala Templo, as escritoras Wania Sant'Anna e Helena Theodoro, Sami Isbelle, diretor do departamento educacional da Sociedade Brasileira Muçulmana do Rio, Fátima Damas, presidente da CEUB, Coronel Ubiratan, representante da Loja Maçonaria do Estado do RJ, o paganismo também marcou presença, com o Sacerdote Og Sperle, Hare Krishna, com sua representante Raga Bhumi, Carlos Meneses e Sheik Mahdi, da Comunidade Muçulmana Xiita, Paulo Maltz, da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, Glauce Franco, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

A caminhada é o maior encontro inter-religioso dos últimos tempos, mais do nunca, mostra que, independente de crenças, todos são iguais. Representantes do candomblé, umbanda, bases evangélicos, católicos, budistas, muçulmanos, judeus, wiccanos, hare krishnas, ciganos, entre outros, chancelam a proposta. Nos últimos anos a CCIR vem chamando à razão da sociedade para o perigo de uma ditadura religiosa em um país como o Brasil, que é diversificado, repleto de crenças e é laico.

Mas o ponto alto ficou por conta da caminhada, realizada pela CCIR - Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), a concentração começou por volta das 10h, a na altura do Posto 6. Com a máxima: “Caminhando a gente se entende”, foram 4km, embalados por cantorias e falas de lideranças, que se revezavam em cima de um trio elétrico e ao lado do carro, com os Grupo de Curimba da Casa de Caridade Pai Benedito D" Angola, Grupo Cultural Zoatabaque, Jéssica Passo, Ogan Kotoquinho, Filhos de Gandhy e outros. E com direito à distribuição de flores e defumação durante o ato.

Todas as caminhadas ficaram conhecidas também pelos trabalhos voluntários. E esse ano, não foi diferente, alojando representantes de outros Estados como Goiás, Belém do Pará, Minas Gerais, que se fizeram presentes com faixas e banners.

Os Candidatos à Prefeito do Rio de Janeiro / RJ, receberam a convocação para assinarem Carta Compromisso com os Direitos Humanos Contra a Violência, Racismo e Intolerância Religiosa. O candidato Marcelo Freixo, assinou o documento no próprio café de manhã, de domingo e hoje pela manhã: Jandira Feghali, Osório e Crivella, abraçaram a ideia. E assim transcorreu a 9ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, uma forma inesgotável de bom senso e respeito com todos os segmentos religiosos.

FONTE: Brasil notícia em 27/09/2016

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.