Polícia diz que incêndio em terreiro no DF não foi causado por intolerância religiosa

A Polícia Civil do Distrito Federal (DF) descartou a possibilidade de que o incêndio ocorrido em um terreiro de candomblé, no Núcleo Rural Córrego do Tamanduá, no Paranoá (DF), no dia 27 de novembro de 2015, tenha sido motivado por intolerância religiosa. “Ele foi acidental e decorrente de um curto-circuito”, disse Portela à Agência Brasil. “Nós descartamos, com as investigações, a hipótese de intolerância religiosa”, completou.

A hipótese foi confirmada por laudo da perícia do corpo de bombeiros que apontou que a instalação elétrica do local era precária, com fios expostos, remendado e grande parte desencapados.

O delegado Portela disse ainda que os furtos respondem pela maioria das ocorrências envolvendo templos religiosos. “Normalmente, os autores desses crimes visam o proveito econômico. Eles não agem por intolerância ou qualquer coisa parecida”, afirmou Portela.

O incidente no terreiro Ylê Axé Oyá Bagan foi o terceiro caso envolvendo religiões de matriz africana no DF e entorno. Em setembro, foram registrados incêndios em dois templos: um em Santo Antônio do Descoberto (GO) e, outro, em Águas Lindas de Goiás (GO). Após o incêndio na Casa da Mãe Baina, o governador Rodrigo Rollemberg anunciou a criação de uma delegacia para investigar crimes de racismo e intolerância no DF.

FONTE: Vox em 12/02/2016

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.