Edital de Seleção para a composição do Comitê Nacional de Diversidade Religiosa

O Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos publicou nesta segunda-feira (22) Edital de Seleção de representantes da sociedade civil para compor o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa - CNRDR, biênio 2016-2018. Serão selecionadas 20 pessoas com experiência comprovada na temática, sendo dez titulares e dez suplentes. O prazo de inscrições segue até 17 de março de 2016, por meio do preenchimento deste formulário eletrônico.

Os candidatos a titulares e seus respectivos suplentes deverão enviar via SEDEX/Correios toda documentação comprobatória em atendimento ao item 4.1 do Edital de Seleção do CNRDR, além do preenchimento desta ficha de inscrição online. A documentação do candidado suplente também deverá ser enviada via SEDEX/Correios ou entregue no Protocolo Geral da Secretaria de Direitos Humanos do Ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos até o dia 17 de março de 2016, conforme estabelecido no item 4.1 do Edital de Seleção do CNRDR.

Os candidatos deverão comprovar atuação na área da diversidade religiosa em âmbito nacional ou regional há no mínimo cinco anos. Além disso, é preciso confirmar no mínimo dois dos seguintes itens: experiência na organização de processos participativos de promoção do respeito à diversidade religiosa; realização de atividades para o enfrentamento à intolerância religiosa; e produção de materiais escritos e/ou audiovisuais relacionados à promoção do respeito à diversidade religiosa.

O resultado da seleção será divulgado pela Comissão de Seleção e publicado no sítio eletrônico do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (www.sdh.gov.br) no dia 4 de abril.

Comitê: Instituído pela Portaria nº18, de 20 de janeiro de 2014, o Comitê tem como finalidade auxiliar a elaboração de políticas de afirmação do direito à liberdade religiosa, do respeito à diversidade religiosa e da opção de não ter religião de forma a viabilizar a implementação das ações programáticas previstas no Plano Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3.

Também compete ao colegiado, que conta com representantes da sociedade civil e do poder Executivo, promover o debate entre grupos de pessoas de diversas crenças e convicções, buscando aproximá-los por intermédio do princípio do respeito mútuo, entre outras ações.

Confira aqui o Edital e os demais documentos que tratam da seleção.
Assessoria de Direitos Humanos e Diversidade Religiosa
diversidadereligiosa@sdh.gov.br
(61) 2027-3946/3232/3513

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.