Intolerância religiosa está na pauta da CDH

Recentes casos de intolerância contra adeptos do candomblé serão tratados em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A audiência, marcada para a próxima quarta-feira (16), às 9 horas, irá analisar as perseguições contra praticantes de religiões de matriz africana.

No último final de semana, dois terreiros de candomblé foram incendiados em cidades do entorno do Distrito Federal. Outro caso recente de intolerância foi registrado em junho, quando uma menina de 11 anos foi agredida com uma pedrada na cabeça quando usava as roupas brancas do candomblé. Os agressores, segundo testemunhas, gritavam “Sai Satanás, queima! Vocês vão para o inferno”.

Foram convidados para a audiência os representantes religiosos Babalorixá Joel de Oxaguiãn, Mãe Railda Rocha Pitta, Babá Adailton Moreira Costa e Babalorixá Pecê de Oxumaré. Também devem participar o diretor-executivo da organização Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), Frei David Santos, além de representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).

O requerimento para a realização da audiência é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

FONTE: Senado Federal em 14/09/2015

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.