Pedra de Xangô é homenageada durante caminhada


O toque do ijexá e o ritmo cadente do caminhar anunciaram a chegada da força iorubá na sexta edição da Caminhada da Pedra de Xangô. A marcha reuniu cerca de 500 adeptos do candomblé na manhã de domingo, 8, no bairro de Cajazeira 10.

Organizado pela Associação Pássaro das Águas, que congrega terreiros dos bairros próximos, o evento pede o fim da intolerância religiosa e a proteção oficial da rocha sagrada.

No último dia 10 de novembro de 2014, a pedra foi alvo de um ataque, no qual vândalos picharam, jogaram sal grosso na rocha e destruíram várias oferendas depositadas lá.

Grupo de trabalho

Para saudar a divindade Xangô - orixá da justiça, dos raios e dos trovões -, que dá nome ao altar, oferendas foram entregues no local pelos filhos de santo.

A ialorixá Iara de Oxum, presidente da associação, diz que os ataques à pedra, por evangélicos, começaram após a primeira caminhada, em 2010.

"A intolerância sempre existiu. Queremos proteção, porque ali é uma reserva religiosa e ambiental. Todos os fundamentos da nossa religião estão no meio ambiente, na natureza", cobra.

Segundo a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Vera Barbosa, órgãos estaduais e municipais integram um grupo de trabalho para discutir uma política de proteção ao monumento religioso.

"Estamos envolvendo a comunidade para que haja uma decisão unilateral do poder público", ela diz.


FONTE: A Tarde em 09/02/2015

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.