Grupos de defesa dos direitos humanos pedem que relator da ONU obtenha informações sobre a liberdade religiosa no Vietnã

ROMA, 23 Jul. 14 / 01:38 pm (ACI/EWTN Noticias).- A organização “Christian Solidarity Worldwide” (CSW) e outros grupos de direitos humanos pediram que o representante da ONU, Heiner Bielefeldt, tenha encontros com as comunidades religiosas e organizações civis durante sua visita ao Vietnã -de 21 a 31 de julho-, para que conheça a fundo a realidade ao momento de emitir seu relatório ao Conselho de Direitos Humanos.
Bielefeldt “deve ter acesso pleno a todas as partes do país e encontrar-se com todas as comunidades religiosas”, expressaram as organizações.

Uma destas organizações é a “Christian Solidarity Worldwide” (CSW), que enviou uma carta à Agência Fides para informar sobre as críticas e preocupações provocadas pelo novo decreto que disciplina os assuntos religiosos, o “Decreto 92”, que deixa poderes arbitrários aos funcionários do Governo comunista do Vietnã.

“Contém uma terminologia vaga e ambígua, e apresenta as bases para a introdução de novos obstáculos burocráticos para as atividades pacíficas e legais dos fiéis”, menciona a CSW.

Segundo dados desta ONG, entre 2013 e 2014, registraram-se situações de violações à liberdade religiosa e abusos contra as comunidades religiosas como perseguição, intimidação, detenções, torturas e execuções extrajudiciais.

Dentro destas graves violações da liberdade estão as que ocorreram em comunidades cristãs protestantes, do Planalto Central e do Noroeste, assim como nas comunidades católicas em várias partes do país. Por isso anima o Relator Especial a visitar estas comunidades.

Entre os afetados também se encontram os membros das igrejas protestantes, budistas Hoa Hao, muçulmanos, outros budistas, seguidores de Cao.


FONTE: acidigital em 23/07/2014 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.