Ferraz poderá servir de exemplo para a criação de fórum sobre liberdade religiosa em Poá e Mogi das Cruzes

Pioneiro no Alto Tietê por criar o fórum local para discutir a liberdade religiosa e cidadania desde ano passado, a iniciativa de Ferraz de Vasconcelos poderá espalhar-se para Poá e Mogi das Cruzes. Na terça-feira, dia 16, ocorreu à segunda edição do seminário na Câmara Municipal, no centro. O evento apoiado pelo vereador e autor do projeto de lei que resultou na lei pertinente ao assunto (foto-dir) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, lotou o plenário da Casa.

Organizado pela Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (Ablirc), com sede, em São Paulo, o 2º Fórum Ferrazense Tendências e Novos Rumos no Século XXI contou com palestras da presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, da OAB-SP, Damaris Moura e do presidente da Associação Paulista do Vale (APV), ligada a Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Vale do Paraíba, pastor Ronaldo de Oliveira, entre outros, convidados. A tônica foi o respeito à crença em geral.

Para o presidente da Ablirc (foto-centro) professor Samuel Luz, a crença é uma escolha pessoa da pessoa e, portanto, precisa ser compreendida sem conflitos. Ele aproveitou a presença do vice-prefeito local, José Izidro Neto (PMDB) para sugerir a implantação de uma coordenadoria de assuntos inter-religiosos no município. Izidro Neto prometeu estudar o pedido com carinho. Já a criação de um fórum municipal de liberdade religiosa e cidadania, em Poá e Mogi das Cruzes ficará, respectivamente, a cargo do representante do movimento negro Honório Costa e do vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PT).

A segunda versão do Fórum Ferrazense reuniu ainda os vereadores Walter Marsal Rosa (PSB), o Valtinho do Ipanema e Marcos Antonio Castello (PDT), o Ratinho, o secretário municipal da Saúde de Ferraz, Juracy Ferreira da Silva, o secretário-adjunto de Planejamento, Silas Faria de Souza, o ex-vereador Paulo Roberto Dias, o Alemão Churrasqueiro, o advogado Thales Moura, o pastor Mário, da Igreja Adventista de Ferraz, a diretora da Organização Afro-Brasileira (Ogban), Rosemari Aparecida Monteiro Leite e o diretor de Políticas Públicas da Associação da Anemia Falciforme no Estado de São Paulo (Aafesp), Evaristo Pinto dos Santos .

FONTE: Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos em 17/04/2013


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.