Evangélicos se reúnem com coordenadores de Frente Parlamentar

Organizações cristãs evangélicas e ecumênicas se reuniram, na última quinta-feira, 25, com coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos, na sala de reuniões da Mesa da Câmara dos Deputados. No encontro, as lideranças evangélicas manifestaram apoio aos trabalhos da Frente Parlamentar e divulgaram uma CARTA em que demonstram preocupação com a situação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal.

A atividade teve como objetivo conhecer iniciativas e espaços de promoção e defesa dos direitos humanos nos âmbitos governamentais, em especial, a história da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o papel da Frente Parlamentar de Direitos Humanos, o trabalho da Secretaria de Direitos Humanos e da Rede de Educação Cidadã. A partir destas apresentações, refletiu-se sobre o papel das igrejas evangélicas na promoção dos direitos.

Também foram levantadas questões relacionadas às metodologias de trabalho popular e de como elas podem contribuir para a discussão de temas ligados a agenda de direitos humanos que, algumas vezes, são difíceis de serem trabalhados no âmbito interno das igrejas. Vale notar que a discussão sobre a natureza da relação entre religião e política também esteve como pano de fundo da discussão.

A CARTA entregue à Frente Parlamentar afirma que “os parlamentares são chamados a fazer bom uso de princípios que venham de suas religiões para o bem geral da sociedade. Devem lembrar também que sua autoridade emana do povo. Assim, não são chamados para defender os interesses da religião A ou B, mas sim os interesses gerais da sociedade”.

Participaram do encontro, entre outros, os deputados Nilmário Miranda e Chico Alencar; o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Gabriel dos Santos Rocha e a representante da Rede de Educação Cristã, Jaqueline Chaves. O CONIC esteve representado pela secretária geral Romi Bencke.

“A presença do CONIC na reunião foi muito boa, pois permitiu um diálogo aberto, tanto com as autoridades presentes, quanto com as organizações evangélicas ali representadas, por sinal, todas preocupadas com a garantia e defesa dos direitos humanos. Também ressalto o fato de que foi um momento para que as organizações se conhecessem e reafirmassem a possibilidade de trabalho conjunto”, avaliou Romi.

Signatários

Assinam a CARTA a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Evangélicos pela Justiça (EPJ), Presença Ecumênica e Serviço (KOINONIA), Metodista Confessante, Rede Fale e Tearfund.


FONTE: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.