Interior vai discutir plano contra intolerância religiosa


A Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, órgão ligado a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH divulgou nesta quarta-feira (06) que dez cidades do interior realizarão encontros para garantir que os diversos segmentos religiosos tenham acesso ao debate para a construção de políticas de enfrentamento.

O principal objetivo dos encontros é ampliar a discussão da sociedade em torno do Plano Estadual de Enfrentamento à Intolerância e Discriminação Religiosa.

De acordo com as informações divulgadas, as reuniões devem acontecer entre março e maio, no período de consulta pública do plano, que será divulgado no site da Secretaria de Assistência Social. 

Segundo o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento, o primeiro projeto contra a intolerância religiosa do país deve ser lançado em junho.

Nascimento pretende viajar pelo interior e ouvir a sociedade, principalmente aqueles que não possuem acesso ao site.

- Mobilizar os entes municipais, além de organizações da sociedade civil e representantes de seguimentos religiosos será nosso principal objetivo. 

Em dezembro de 2011, um grupo de trabalho permanente, composto por 32 membros do poder público e da sociedade civil organizada, foi criado a partir de resolução publicada no Diário Oficial do Estado, para elaborar o plano estadual contra a discriminação. A discussão em torno do tema já gerou resultados concretos.

Há cerca de seis meses, foi lançado o primeiro Centro de Promoção da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos (CEPLIR), que atende religiosos vítimas de discriminação, orienta sobre direitos e capacita servidores e gestores públicos sobre liberdade religiosa. 

Com uma equipe técnica formada por assistente social, psicólogo e advogado, o CEPLIR atende também pelo telefone (21) 2334-9550.

As cidades onde serão realizados os encontros ainda não foram divulgadas.

FONTE: Folha Popular em 07/02/2013

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.