Dom Tomasi sobre liberdade religiosa: prevenir toda forma de violência


Foi apresentado, nesta sexta-feira, na sede da ONU, em Genebra, na Suíça, o relatório 2012 sobre a liberdade religiosa no mundo feito pela fundação "Ajuda à Igreja que Sofre".

Depois da apresentação, o Observador Permanente da Santa Sé no escritório da ONU, em Genebra, Dom Silvano Maria Tomasi, abriu o debate sobre esse assunto.

"A liberdade religiosa está se tornando significativa no debate contemporâneo. Começa-se a ver a importância desse direito. Existe um compromisso renovado por parte das estruturas internacionais para continuar aprofundando o tema da liberdade religiosa, tanto que na próxima sessão de março de 2013 do Conselho de Direitos Humanos, se voltará a abordar esse tema de maneira formal. A evolução contínua da cultura nos obriga a nos perguntar por que existe ainda tanta intolerância em muitos países" – frisou o arcebispo.

O prelado espera que esse futuro debate "ajude a encontrar soluções práticas para prevenir formas de violência contra as minorias religiosas em geral, tendo em conta que hoje o grupo em que os direitos humanos no campo religioso são mais violados é cristão".

Segundo Dom Tomasi, circula a ideia de ter no contexto das Nações Unidas uma pequena unidade organizacional monitore as situações de emergência onde a liberdade religiosa está em jogo e que antes que estoure a violência contra pessoas ou grupos por causa de sua fé, a comunidade internacional possa desempenhar um papel de mediação e apoio para assegurar a convivência.

FONTE: News.VA em 09/11/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.