MPE será sede de fórum sobre liberdade religiosa


Na próxima segunda-feira, 20, acontecerá na sede do Ministério Público Estadual (MPE) o I Fórum Alagoano de Liberdade Religiosa e Cidadania. O evento será uma realização do MPE em conjunto com a Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC) e a International Religious Liberty Association (IRLA), a mais antiga instituição que trata da liberdade religiosa em atividade no mundo.

Com o tema O cidadão e suas crenças no Estado Democrático de Direito, o fórum terá início às 19h30 no auditório Edgar Valente de Lima Filho e será aberto ao público. O encontro debaterá questões relacionadas ao direito à religião, que tem alcançado grande destaque nesse início de século. O procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, e o promotor Magno Alexandre Moura representarão o MPE.

Para Moura, a liberdade de crença consiste num dos direitos mais caros ao ser humano. “Trazer esse assunto para o espaço público é investir na dignidade das pessoas”, afirma o promotor. Entre os assuntos do primeiro fórum realizado em Alagoas, estão os Aspectos Constitucionais da Liberdade Religiosa e  a Violação do Direito à Liberdade Crença como semente do genocídio cultural e religioso.

O diretor-executivo da IRLA na América do Sul, Edson Rosa, fará a palestra magna com foco no panorama mundial de liberdade religiosa. Ele também trará um breve relatório do 7º Congresso Mundial de Liberdade Religiosa, ocorrido em Punta Cana, na República Dominicana, em abril. Filiada à IRLA, a ABLIRC realizou mais de 30 fóruns e mais de 50 simpósios em várias cidades do Brasil, desde sua fundação em 2004. A Missão Alagoas da Igreja Adventista do Sétimo Dia (Misal) participará do evento.

FONTE: Ministério Público do Estado de Alagoas em 17/08/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.