CUT/SP promove encontro para diálogo interreligioso


Por Flaviana Serafim - CUT/SP


O presidente da CUT/SP, Adi dos Santos Lima, recebeu na manhã desta quinta-feira (30) representantes de diversas religiões num encontro que visa estreitar relações, abrir diálogo e promover a união. O dirigente ressaltou a importância dessa aproximação e do respeito à diversidade religiosa brasileira e explicou que o objetivo é construir um caminho de mão dupla, no qual a CUT/SP se coloca à disposição para prestar apoio quando necessário.


“Vocês são agentes políticos e sociais na visão de cada religião. Temos algo em comum mesmo com religiões diferentes. Respeitamos essa diversidade e isso é fundamental”, afirmou o presidente da CUT. Durante a reunião, Rosana Aparecia da Silva, secretária de Combate ao Racismo, falou sobre a relevância do ensino da história africana no ensino público e da necessidade de vencer o preconceito. O secretário de Finanças, Renato Carvalho Zulato, sugeriu a realização de um seminário para tratar a questão e para que os trabalhadores e trabalhadoras de todos os seguimentos religiosos tenham conhecimento da visão cutista.


Na avaliação de Antonio Gomes da Silva, o Fortaleza, do Educafro, “é preciso deixar de lado questões políticas e religiosas, e abraçar uma causa maior porque a sociedade é única, independente de crença ou partido”. Ele destacou o papel das ações religiosas e políticas para redução da desigualdade, principalmente a que atinge os negros e negras  no Brasil. “A reparação não pode se limitar ao Bolsa Família ou ao ProUni”, alertou, classificando os programas de reparação como lentos, silenciosos e ainda tímidos.


O sheik Mohamad Albukai, da União Nacional Islâmica, destacou a irmandade que deve existir independente da visão religiosa. “Nosso maior desafio não é construir prédios e outros bens materiais, mas é o da sociedade construir o ser humano, pois muitas vezes valorizamos mais o ter e não o ser”, afirmou.


Além dos secretários da CUT/SP, o encontro teve a presença de Antonio Gomes da Silva (Educafro);  Dada Voduno Leonardo Toy Doçu e Paulo Rogério Prado (Bou Hou Mina Jeje); Mateus Rodrigues (Movimento Evangélico Progressista - MEP); sheik Mohamad Albukai (União Nacional Islâmica); e Rubens Rodrigues de Lima (Setorial Interreligioso do PT). 

FONTE: CUT/SP em 31/05/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.