Aluno é expulso de sala por se recusar a rezar no Paraná

Um estudante de 16 anos foi expulso de sala ao se recusar a participar de uma reza. O caso aconteceu na última semana no Colégio Estadual General Carneiro, no município de Roncador (100 km ao sul de Campo Mourão). 

O momento de reflexão havia sido pedido por uma professora no início da aula de Inglês. Ao se rejeitar a levantar, como os demais, o adolescente foi retirado de sala. ''Ele chegou em casa e revelou o que havia acontecido. Não gostei, isso não poderia ter acontecido porque o nosso estado é laico e a escola é pública. Ele se sentiu discriminado ao sair da sala'', indignou-se o tio do jovem, Wanderson Flores da Rocha. 

Ele denunciou o caso junto à direção do Colégio e à Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea). A entidade tem mais de 115 mil seguidores nas redes sociais e recebe, em média, denúncias diárias de discriminação. ''É uma questão cultural e realizada há mais de 500 anos no Brasil. O que chama a atenção é que de uns tempos para cá as pessoas tem denunciado esses abusos com maior frequência'', revelou o presidente Daniel Sottomaior. 

A Atea também expressou repúdio por meio de nota. O caso foi debatido junto ao Conselho Escolar, que deliberou para o fim de qualquer manifestação religiosa em sala de aula. O Núcleo de Educação de Campo Mourão lembrou que não há recomendação alguma para realização de culto religioso ne rede estadual de ensino. 

No entanto, a mesma professora desrespeitou a norma. ''A professora pediu um minuto para realização de uma oração silenciosa em sala de aula. Ela deixou escolha livre aos estudantes. Meu sobrinho ficou sentado de novo e desta vez não foi colocado para fora, mas ela desrespeitou a norma da direção'', revelou Rocha. Procurada pela reportagem, a diretora Neusa Schmidt de Oliveira não quis se pronunciar. O chefe do Núcleo não foi localizado. (com informações do repórter Danilo Marconi, da Folha de Londrina)



ACESSE O MAPA DO DOSSIÊ INTOLERÂNCIA RELIGIOSA AQUI


FONTE: BONDE News em 18/04/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.