Católicos ficam indignados com agressões à imagem


Fiéis estão chocados com vandalismo – ou intolerância religiosa – verificado na praça da Igreja São Judas Tadeu. No sábado, 21, a imagem de Nossa Senhora Aparecida que fica na praça foi queimada após ter sido apedrejada, na sexta-feira, 20. Ontem, ela foi retirada da praça e colocada no salão paroquial. A comunidade católica está indignada com a situação.

De acordo com secretária da Paróquia São Judas Tadeu, Irma Justino dos Santos, todos estão estarrecidos com esse ato de vandalismo. “Isto só pode ser atitude de pessoas sem Deus no coração. A imagem está aqui na praça há mais de cinco anos e é possível ver a devoção das pessoas, que sempre quando passam diante dela aproveitam para fazer orações. Ainda não sabemos quem foi o responsável, mas estamos certos de que não foram andarilhos, que, ao contrário, ajudam a preservar a imagem”, conta Irma. Ela ressalta que, durante todo o dia de ontem, fiéis estiveram no local onde fica a imagem da santa, fazendo orações.

Na manhã de ontem, o padre Juliano Evangelista do Nascimento, pároco da Igreja São Judas Tadeu, reuniu-se com o arcebispo Dom Aloísio Roque Oppermann para discutir o que pode ser feito com a imagem, pois esta não é primeira vez que acontece ato de vandalismo na praça. Diante da conversa, ficou decidido que a imagem será temporariamente retirada da praça para ser restaurada.

“Após o apedrejamento, que aconteceu na sexta-feira, já havíamos acionado uma pessoa para restaurar a imagem. O serviço começaria nesta semana, no próprio local em que fica a santa. Entretanto, diante do ocorrido, tivemos de retirá-la e o serviço será feito de forma mais ampla, sem data prevista para a conclusão”, explica o padre, ressaltando que o manto de tecido foi todo queimado.

O pároco relata ainda que não sabe informar se a imagem irá retornar ao mesmo local. Nos próximos dias serão realizadas reuniões com o Conselho Administrativo e Pastoral para decidir se a imagem irá continuar exposta na praça ou será implantada em outro ponto da paróquia.

FONTE: Jornal da Manhã em 24/01/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.