Em entrevista, diplomata haitiano diz que terremoto foi excesso de 'macumba'

Pais e mães de santo alegam que o cônsul não pode ofender e culpar uma religião tão antiga da tragédia que ocorreu no país na semana passado.

Após as declarações do cônsul-geral do Haiti em São Paulo, George Antonie, que sem saber que estava sendo gravado, disse na última quinta-feira (14), frases inconvenientes a respeito da tragédia que aconteceu no Haiti, culpando a religião africana (Candomblé) por ter sido pivô do terremoto ocorrido no país, seguidores religiosos do Candomblé de todo o Brasil, estão revoltados e protestam contra as duras crítica de Antonie.

Em Mato Grosso, o Coordenador Estadual e Conselheiro Nacional do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileiro (Intecab) Vilmar José da Rosa, afirmou que irá reivindicar contra as declarações de Antonie.

"A falta de respeito e o preconceito com a religião ainda é grande, e não aceito a atitude do cônsul". "Um absurdo culpar a nossa religião pela tragédia ocorrida no Haiti. Isso são forças da natureza. Não é de hoje que vemos notícias de terremoto em todo o lugar do mundo", disparou Rosa.

A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento.
Vilmar também criticou Antonie com suas infelizes declarações e lamentou que tal atitude pode "manchar" ainda mais a religião em todo o mundo. "É lamentável tal atitude. Em pleno século 21, temos que escutar este tipo de preconceito. Assim como Antonie, infelizmente, existem pessoas que julgam o candomblé.
As frases inconvenientes do embaixador a respeito da tragédia que atingiu o país que representa. As declarações foram dadas enquanto ele se preparava para uma entrevista ao "SBT". Antonie estava com o microfone na lapela, mas não sabia que ele já estava ligado.

Assista o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=_K5lBkDcYf8

"A desgraça de lá tá sendo uma boa para a gente aqui ficar conhecido (...). Aquele povo africano acho que de tanto mexer com macumba, não sei o que á aquilo (...) O africano em si tem maldição. Todo lugar em que tem africano tá f...", disse Antonie para um funcionário da representação diplomática.

Depois de saber que a gravação já estava acontecendo, o diplomata pegou um terço e falou durante a entrevista que estava "abalado" pelo povo haitiano: "Esse terço nós usamos, pois nos dá uma energia positiva que acalma a pessoa. Como eu estou muito tenso e deprimido com o negócio do Haiti, a gente fica mexendo com vários para se acalmar".

O terremoto matou cerca de 100 mil pessoas, segundo as primeiras estimativas.

FONTE: Correio Press em 20/01/2010

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.